sexta-feira, 1 de outubro de 2010

X-TERRA TRIATHLON ILHABELA - " A GUERRA"




Olá amigos, com o intuito de buscar novos desafios, resolvi mudar de ares e encarar um triathlon off road, e o escolhido foi o tão falado x-terra em Ilhabela. Como em minha primeira maratona que resolvi encarar logo uma das mais dificéis do país, no X-terra não foi diferente, afinal este é considerado o triathlon com o circuito de mountaim Bike mais técnico e dificil da País.


Um dia antes no simpósio, o palestrante passou aos atletas algumas dicas dos 1500m de natação, 29km de Mountaim Bike e 9km de corrida em trilhas. Ele tratou de deixar bem claro que a bike estava muito "foda" devido á chuva, e disse que na famosa pedra do urubu 60% dos atletas caem da bike em uma descida alucinante, isso quando o tempo está seco, agora imagine com toda a chuva que estava caindo?


Na manhã da prova tomei um café na pousada e estava tranquilo, afinal estou gostando cada vez mais de sofrer nessas provas longas que venho encarando ultimamente.

Nos instantes antes da largada não posso negar que a adrenalina estava a mil, mas após um aquecimento no mar com minha wet suit, a tranquilidade acabou voltando ao normal.
Na largada, larguei bem e mantive um ritmo constante. Embora estivesse garoando, consegui surpeendentemente nadar em ritmo muito bacana, o que chegou até a me espaantar no final, devo isso aos treinos que meu treinador Felipe Guedes vem me passando, melhorando bastante minha natação. Após uns 800 metros, saimos do mar e corremos alguns metros, para em seguida pular de uma plataforma e completar mais 600 metros de natação. Com minha impolgação, pulei e não segurei os óculos que acabaram saindo, mas nem isso foi capaz de me atrapalhar, afinal aquele era o meu dia na natação.
Com uma boa natação, pensei agora na bike vai ser só sucesso, afinal estou acostumado em provas lamacentas em diversas montanhas, mas as coisas não foram bem assim.
Logo no início minha bomba caiu do quadro 2 vezes e devido ao nervosismo acabei jogando ela fora e fui sem bomba mesmo, ou seja, se o pneu furasse eu estava na roça.
O circuito era muito dificil, com muita lama, e intermináveis subidas, sendo que em várias partes era impossível pedalar. Ao chegar na famosa pedra do urubu foi batata, a bike embalou e os freios não seguravam nada, sendo que ao passar em um buraco, literalmente voei morro abaixo. Levei um capote e ganhei de vários arranhões e cortes pelo corpo, além de bater o joelho em cheio no chão, mas isso não foi capaz de atrapalhar a prova, afinal aquilo estava muito divertido, estava todo sujo, cansado, esfolado, esgotado, e curtindo pra caramba. No total, cai umas 5 vezes durante a bike.
Já na corrida, estava muito cansado e logo no inicio uma subida monstruosa nos dizia que a sessão de tortura ainda estava longe de seu fim. Quando entramos na trilha, muita lama e mata fechada num sobe e desce constante. Para minha sorte esqueci de tirar as luvas após a bike, o que me ajudou a me segurar nas árvores afinal era impossível nãao escorregar durante a trilha lamacenta. Assim como na bike, levei vários tombos durante os intermináveis 9 km de corrida e no final consegui fechar a prova em 03:46:10.
Fiquei na 50. colocação no geral dentre 93 atletas, e fiquei muito satisfeito, afinal, além de ser minha primeira, esta é uma prova que não existem simples aventureiros que participam só para terminar a prova, ou seja, os 93 atletas são guerreiros que estão preparados para sobreviver a uma batalha.
Adorei de mais a prova, e com certeza esta será a primeira de muitas, se Deus quiser, afinal curti pakas. Infelismente não tenho fotos, mas pelo estado da bike dá para se ter uma noção, afinal até dentro de minha boca tinha lama, eca.
Maluquisses á parte, á noite resolvi encara a Night Trail Run, 9km em trilhas também.
Larguei bem tranquilo, mas por volta do quilometro 4 comecei a passar mal, uma forte dor no estomago, começou a me incomodar bastante, acredito que tenha sido o grande consumo de suplementos durante a manhã. No meio da prova conheci um camarada, chamado Bruno também, que foi conversando comigo e que me ajudou a completar a prova, com fortes dores no estomago. Nunca mais encaro dois desafios assim no mesmo dia.
Peço á todos que não só trabalhem em suas vidas, mas saiam de casa e vão curtir a vida e a natureza, afinal elas são simplesmente demais.
Agora que venha a Maratona de Buenos Aires dia 10/10. To chegando Maradona.
Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário